Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde

Foto: Freepik.com

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária das contas de energia será verde em janeiro de 2026 no Rio Grande do Norte e em todos os estados do país. Com isso, não haverá cobrança de custo extra na conta de luz no primeiro mês do próximo ano.

A decisão representa um alívio para os consumidores após meses em que a bandeira oscilou entre as cores amarela e vermelha, que implicam cobranças adicionais. Em dezembro, por exemplo, a Aneel acionou a bandeira amarela, com custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos. Segundo a agência, essa foi a primeira vez desde 2019 que a bandeira amarela foi aplicada no mês de dezembro.

Nos meses de outubro e novembro, a bandeira tarifária esteve no patamar vermelho 1, o que gerou um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh na conta de energia.

De acordo com a Aneel, apesar de o período chuvoso registrar volumes abaixo da média histórica, houve, em novembro e dezembro, uma manutenção dos níveis de chuva e dos reservatórios das usinas no país. Esse cenário reduz a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que têm custo mais elevado, evitando cobranças adicionais aos consumidores em janeiro.

A agência também reforçou a importância do uso consciente da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis, destacando que a economia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico.

No Rio Grande do Norte, a Neoenergia Cosern destacou que o consumo responsável ajuda a manter as bandeiras em patamares mais baixos. Segundo o engenheiro eletricista Gabriel Lopes, a escolha de equipamentos mais eficientes e o uso adequado da energia podem evitar surpresas no valor da conta ao fim do mês.

O sistema de bandeiras tarifárias da Aneel serve para indicar as condições de geração de energia no país. Quando há pouca chuva e menor geração hidrelétrica, é necessário acionar termelétricas, mais caras, o que resulta em cobranças extras na conta de luz. Na bandeira verde, porém, as condições são favoráveis e não há custo adicional para o consumidor.

Postar um comentário

0 Comentários